4

👨‍👩‍👧‍👦Nós pais, não somos simplesmente progenitores, somos também um referencial, e para eles, somos donos da verdade.

🗣️Nossas palavras têm muito poder, para o bem e para o mal. E é aí que mora o perigo… A palavra é um instrumento poderoso. Tem poder de aliviar, mas, por outro lado, tem o poder de causar feridas que acompanharão o indivíduo por toda sua vida com consequências negativas tanto para ele mesmo, quanto para as pessoas ao seu redor. A palavra tem o poder de convencer, destruir, arruinar, deprimir e de causar todo tipo de dor e certeza, podendo deixar marcas profundas.

❌Evite palavras como:
– Esse menino não come nada.
– Desse jeito você vai ficar gordo igual ao seu pai.
– Não adianta oferecer, ele nem experimenta.

🆘Uma criança que cresce ouvindo isso da boca dos próprios pais acaba acreditando e se moldando para ser exatamente aquilo que escuta. Isso acontece porque, sem querer, ela vai contribuindo para que aconteça exatamente tal comportamento repetidamente até fazer parte da personalidade dela na vida adulta. Afinal, “papai e mamãe sabem de tudo, eles sempre estão certos, eles não mentem”.

✋🏻Então, se policie mais a esse respeito. Use suas palavras para incentivar, ajudar, construir, enaltecer…
Quando alguém te perguntar se seu filho se alimenta bem, diga que ele está se esforçando e está melhorando a cada dia. E para ele, não deixe de destacar os pontos positivos e as conquistas. Reforce sempre que ele é capaz e que, com o tempo, ele irá incorporar os novos hábitos e tudo ficará mais fácil.

🥰Erros podem ser perdoados. Atitudes podem ser repensadas. Mas, algumas palavras poderão nunca ser esquecidas. Então…Que sejam palavras boas…