8

✅Uma microbiota intestinal saudável é aquela que tem bactérias boas e ruins em equilíbrio. Mas o dia a dia das nossas crianças tem passado por mudanças que podem interferir nesse equilíbrio, como alimentação desequilibrada, excesso de atividades durante o dia, stress, sedentarismo, uso frequente de antibióticos, entre outros. Esse desequilíbrio da microbiota é chamado de disbiose.

👉🏻A disbiose acontece quando o intestino passa a apresentar maior quantidade de bactérias nocivas do que benéficas, podendo interferir no funcionamento intestinal adequado e nas diversas funções que o intestino realiza no corpo humano, levando a alguns sintomas como diarreia, prisão de ventre, deficiência na produção de algumas vitaminas, mau humor, queda da imunidade, infecções frequentes, alergias, entre outros.

🤰🏻Os probióticos, quando associados à alimentação saudável, podem ajudar a manter esse equilíbrio e evitar esses problemas. Por isso, quando as mães (desde o início a gestação), os bebês e crianças incluem os probióticos na alimentação do dia a dia podem ter a imunidade fortalecida (e o contrário também).

🥛Os probióticos podem ser encontrados em alimentos, como iogurtes ou leites, mas também na forma de suplementos, como cápsulas e sachês.