4

👍🏻👎🏻Todo mundo tem pontos fortes e fracos em sua personalidade, e infelizmente, existe uma tendência enorme de supervalorizarmos o lado negativo das pessoas.

👏🏻O reforço positivo consiste em ressaltar as virtudes da criança e dar lugar de honra àquilo que ela faz com maestria, a fim de valorizar e incentivar o bom comportamento.

✍🏻Esses elogios devem ser sempre específicos, claros e ter realmente um motivo que o justifique.
Não se trata de fazer elogios vazios o tempo todo, pois isso pode levar a criança a achar que é perfeita ou que é a melhor em tudo.

🤚🏻Troque isso:
Nossa! Como você está comendo bem!
Por isso:
😍Parabéns! Fico feliz em notar seu esforço em experimentar novos alimentos. Provar essa ervilha como você acabou de fazer, mostra o quanto você está comprometido a se superar na alimentação. Assim você vai longe!

😁Reforçar os pontos positivos não se trata de deixar de corrigir os filhos quando houver necessidade, desde que essa correção aconteça de maneira gentil.

🤫As críticas são muito importantes para o crescimento pessoal de todos, mas dependendo do tom que ela vem, pode acabar sendo mal interpretada.

👩‍👧‍👧A criança precisa ter consciência das consequências e se sentir profundamente responsável por tudo o que faz, o que é diferente de se sentir culpada ou julgada.

🥰A criança que tem auto comprometimento se apropria de suas decisões, e empoderada, desde cedo assume as rédeas de sua própria vida, se sentindo autora de suas ações.