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Opções de lanche Plano A

A lancheira perfeita é aquela que funciona. E isso varia de criança para criança. O ideal é que ela tenha alimentos naturais, sem aditivos, com pouco sal, açúcar e gordura, e que seja agradável à criança. Não há necessidade de mandar sempre uma bebida com sabor, pode ser água mesmo. Se você acostuma a criança assim, ela bebe água e nem sente falta.  Não há necessidade de muitas opções também. O ideal é que ela tenha alimento suficiente para assegurar a saciedade da criança entre as refeições. As crianças ficam felizes quando conseguem comer tudo. Se você manda muita coisa, ela pode não dar conta de comer ou pode comer mais que o necessário e não ter apetite para a próxima refeição. Lembrando que o lanche do recreio é uma refeição intermediária. Geralmente ele fica entre o desjejum e o almoço ou entre o almoço e o jantar. Algumas combinações legais são:

  • Banana + 1 fatia de queijo + 2 nozes + água
  • Laranja picada + bolo caseiro + 3 amêndoas + água
  • Uva + omelete + brócolis + água
  • Pera + panqueca de frango + água
  • Maçã + iogurte natural + granola com castanha + água
  • Goiaba + tapioca recheada com geleia + semente de abóbora + água
  • Mamão + bicoitos de arroz Camil + requeijão + água
  • Melancia + 1 pão de queijo + 1 damasco + água
  • Tomate cereja + quibe assado + água
  • Melão + Milho cozido + 1 bananada sem açúcar+ água
  • Kiwi + pão francês com fibras, queijo branco, cenoura e alface + água
  • Manga + pipoca estourada na panela + 2 ovinhos de codorna + água
  • Salada de frutas + mix de amendoim, semente de girassol e uvas passas + água

Bom, seria maravilhoso se isso funcionasse em todas as idades, mas sabemos que na prática, muitas dessas opções acima não funcionam. Então vamos ao plano B. As opções abaixo não são tão saudáveis quanto às do plano A, mas são mais bem aceitas. A dica de ouro é limitar para no máximo um alimento por dia que tenha açúcar, então, se ele foi na lancheira, redobre sua atenção para as demais refeições do dia. Lembrando que as opções de plano B não devem ser oferecidas a crianças menores de 2 anos e só devem ser oferecidas para os maiores se o plano A não funcionar.

  • Yakult (*tem açúcar) + Biscoito Cream Craker integral (*não é natural)+ 1 pêssego
  • Suco de laranja + cookie integral (* tem açúcar e aditivos)+ nozes
  • Suco de uva integral + biscoito sem recheio (tem açúcar e não é natural) + pistache
  • Chá mate + Rap 10 com queijo (tem aditivos) + mexerica
  • Suco de melancia sem açúcar + canjica estourada e adoçada – aquela do pacote rosa (*tem açúcar)+  castanha do Pará
  • Suco de caixinha de maçã da Yakult (*não é fresco) + biscoito de polvilho (*costuma ter muita gordura e sódio) + amendoim
  • Sucos do Bem (*não é fresco) + Good Soy (*é de soja) + avelã
  • Água de coco + Barrinha Bio2
  • Chá de hortelã + pão caseiro + Patê de Cream Cheese e atum em lata (*rico em sódio)
  • Chá de Camomila + Barra de frutas Woohoo (*tem chocolate meio amargo) + queijo

Como todas essas opções possuem alguma desvantagem, procure variar e pelo menos intercalar com o plano A.