4

🥵Essa é uma queixa muito comum aqui no consultório. Vai chegando a hora do almoço ou a do jantar e o clima na casa fica tenso, “Parece uma guerra, Alice!”. É criança chorando, pais gritando, o tempo passando… É um verdadeiro caos!

😍A criança só vai gostar da refeição se essa for uma experiência agradável pra ela. Do contrário, o caos vai permanecer. Algumas dicas para fazer desse momento mais tranquilo pra toda família:

🏠O ambiente está favorável?

🪑A criança tem uma cadeira onde ela senta confortável à mesa?

🔥A comida está numa temperatura tolerável?

📣Tem barulho ou estímulos em excesso no local?

🎬A criança foi introduzida na cena?

🍽️Algumas crianças precisam ir se familiarizando com o momento da refeição. Ou seja, peça a ajuda dela para arrumar a mesa, coloque uma música que a criança goste, você pode inventar uma musiquinha para a família cantar na hora de comer.

⚠️Não se esqueça da autonomia! Já conversamos aqui da importância de deixar seu filho fazer escolhas na hora de comer. Ele precisa se sentir importante!
Socializem-se à mesa. Um bate papo descontraído é bom pra todo mundo né? Conte como eram as refeições na sua infância, do que você comia quando criança, conte historinhas sobre os alimentos que estão à mesa! O importante é descontrair.

🥗A hora da refeição aí na sua casa pode ser mais tranquila hoje, que tal?