Meu colesterol está alto. E agora?
Olhe para a parte de cima da sua mão. Você consegue ver algumas veinhas? Para que o nosso sangue consiga levar nutrientes e oxigênio aos nossos órgãos, ele precisa passar por vasinhos muito finos. Alguns vasinhos são tão pequenos que tem a finura de um fio de cabelo, por isso são chamados de capilares.
Agora imagine se o seu sangue estiver cheio de gruminhos de gordura… Além de ficar mais difícil do sangue passar, os gruminhos podem ir grudando na parede dos vasinhos, formando “quebra-molas”, impedindo a passagem do sangue e causando sérias consequências.
Quando o colesterol está aumentado, é como se nosso sangue estivesse sujo de gordura. E nada como uma boa faxina para resolver esse problemão.
Mas como faxinar o meu sangue?
Evite comer frituras e alimentos que contenham muita gordura.
Prefira queijos brancos.
Escolha carnes magras e retire qualquer gordura que você ver.
Cuidado! A gordura está escondida num monte de comida gostosa: sorvete, recheio de biscoito, chocolate, bolacha, chips… Evite essas guloseimas.
Falando nisso, muito cuidado com o excesso de açúcar também. Não é só a gordura da alimentação que aumenta o colesterol. Estudos recentes apontam que o consumo excessivo de açúcar pode ser até mais danoso. Evite adoçar alimentos e tente se adaptar ao sabor natural deles. Se for necessário adoçar, adoce o mínimo possível.
Alguns alimentos funcionam como vassourinhas, tirando a sujeira do seu sangue, dentre eles, linhaça, castanha do Pará, azeite e abacate. Procure comer pelo menos um deles todos os dias.
Coma bastante fruta, legume e verdura. Eles são ricos em fibras e cheios de nutrientes.
Faça atividade física pelo menos 3 vezes por semana.
Dessa forma, o seu sangue ficará limpinho e seu corpo estará muito mais saudável.
Nutricionista pediátrica e terapeuta alimentar. Fundadora do Alice no país das comidinhas, uma clínica pediátrica que reúne diversas especialidades da saúde totalmente preparadas para tratar as questões alimentares inerentes à infância.