Instituto Faz Bem - (31) 3275-2475 | IME - (31) 3262-3555
8

Meu colesterol está alto. E agora?

Olhe para a parte de cima da sua mão. Você consegue ver algumas veinhas? Para que o nosso sangue consiga levar nutrientes e oxigênio aos nossos órgãos, ele precisa passar por vasinhos muito finos. Alguns vasinhos são tão pequenos que tem a finura de um fio de cabelo, por isso são chamados de capilares.

Agora imagine se o seu sangue estiver cheio de gruminhos de gordura… Além de ficar mais difícil do sangue passar, os gruminhos podem ir grudando na parede dos vasinhos, formando “quebra-molas”, impedindo a passagem do sangue e causando sérias consequências.

Quando o colesterol está aumentado, é como se nosso sangue estivesse sujo de gordura. E nada como uma boa faxina para resolver esse problemão.

Mas como faxinar o meu sangue?

Evite comer frituras e alimentos que contenham muita gordura.

Prefira queijos brancos.

Escolha carnes magras e retire qualquer gordura que você ver.

Cuidado! A gordura está escondida num monte de comida gostosa: sorvete, recheio de biscoito, chocolate, bolacha, chips… Evite essas guloseimas.

Falando nisso, muito cuidado com o excesso de açúcar também. Não é só a gordura da alimentação que aumenta o colesterol. Estudos recentes apontam que o consumo excessivo de açúcar pode ser até mais danoso. Evite adoçar alimentos e tente se adaptar ao sabor natural deles. Se for necessário adoçar, adoce o mínimo possível.

Alguns alimentos funcionam como vassourinhas, tirando a sujeira do seu sangue, dentre eles, linhaça, castanha do Pará, azeite e abacate. Procure comer pelo menos um deles todos os dias.

Coma bastante fruta, legume e verdura. Eles são ricos em fibras e cheios de nutrientes.

Faça atividade física pelo menos 3 vezes por semana.

Dessa forma, o seu sangue ficará limpinho e seu corpo estará muito mais saudável.