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Muita gente acha que gelatina faz bem pra pele e que por conter colágeno, é uma boa fonte de proteínas. Ledo engano…

No fim, esta gelatina acaba sendo uma mistura de açúcar, corantes artificiais, conservantes, adoçante e a proteína em quantidades muito baixas, apenas para gelificar, não sendo suficiente para trazer benefícios.

Numa avaliação feita pela Pro Teste, produtos de 120 gramas tinham entre 0,76 a 2 gramas de colágeno, apenas. Não bastando a pequena quantidade, esse colágeno presente na gelatina ainda é de baixa biodisponibilidade, ou seja, não consegue ser bem aproveitado pelo corpo.

Para o colágeno surtir algum efeito, o recomendado é que o adulto consuma cerca de 10g por dia e mesmo assim, esse colágeno precisa ser o hidrolisado. A hidrólise torna os fragmentos proteicos menores e é justamente isso que garante a absorção do produto pelo organismo (cerca de 90%).

Agora, no caso das crianças, a perda diária de colágeno é bem menor que no adulto e não há necessidade de se preocupar com essa reposição. E para elas os malefícios do excesso de açúcar e aditivos presentes na gelatina são muito mais representativos e danosos. Um custo benefício que não compensa, nem de longe.

Então meu filho nunca deve comer gelatina?

Quando você pensar em gelatina, lembre-se que ela nada mais é do um suco de pó misturado com a gelatina. Daí pergunte-se: com que frequência eu deveria dar suco de pó (tipo Tang) para o meu filho? Essa é a resposta.

Agora se você quiser dar gelatina à sua criança só para variar o cardápio, uma dica é comprar a gelatina sem cor e sem sabor, e misturar a um suco natural.