8

🆘A constipação intestinal infantil é um problema comum e geralmente é causa de sofrimento para as crianças e preocupação para os pais. Chamamos de constipação intestinal, a dificuldade ou o desconforto ao evacuar. Entre os sintomas estão a dor abdominal, alterações do apetite, náuseas e até vômitos. Eventualmente, podem ocorrer escapes involuntários de fezes causando constrangimento e mal estar à criança.

💦A constipação de origem nutricional é normalmente causada por uma quantidade insuficiente de líquidos, fibras ou gordura na dieta, fazendo com que as fezes fiquem endurecidas e com as extremidades ásperas, podendo causar dor, fissuras anais e hemorróidas. Nestes casos, algumas crianças prendem as fezes com medo da dor ao evacuar, gerando um ciclo vicioso que só piora o quadro. Outras causas comuns da constipação são estresse emocional, alergias alimentares, falta de exercício físico e doenças intestinais.

🛑Alguns laxantes irritam a parede do intestino, podem causar dependência e seu uso constante é desaconselhado. Mesmo quando são prescritos por profissionais, medidas nutricionais de apoio devem estar associadas para melhora da eficácia.

👉🏻É importante lembrar que a constipação crônica na infância, mesmo quando não está relacionada a uma doença orgânica, deve ser considerada com seriedade pois pode levar a uma diminuição do tônus muscular nos intestinos, dando início a um problema que pode se estender por toda a vida. Quanto mais precoce a orientação, melhores tendem a ser os resultados e maiores são os benefícios para a criança.