👶🏻A partir dos 6 meses de idade o organismo da maioria dos bebês já está pronto para receber outros alimentos além do leite e a criança já se encontra apta a comer todos os grupos alimentares.
👉🏻Segundo a Sociedade Brasileira de pediatria (SBP) essa introdução deve começar de forma gradual e sem rigidez, porém ela não estabelece essa ordem gradual e cada profissional propõe uma ordem diferente.
✍🏻Em minha prática clínica, observo que é mais respeitoso com o organismo do bebê começar com um grupo de cada vez porque cada grupo tem seu tempo de digestão e o corpo tem mais tempo para processar tantas novidades.
🥗Além disso, quando começamos aos poucos freamos a expectativa da família de achar que a criança tem que comer muito.
Faço assim também para reduzir as chances de constipação intestinal.
🍎Por aqui minha sugestão é começar com 1 fruta, depois entramos com legumes, depois com leguminosos, depois com carne, depois com folhas, depois com cereais, depois com a segunda fruta e depois com o jantar. De forma que com 8 meses a criança já está recebendo 2 frutas, almoço e jantar.
🥕Vale lembrar que não existe quantidade ideal e que até um ano a prioridade da criança será explorar o alimento e não necessariamente comê-lo. Por esse motivo o leite materno ou substituto será a principal fonte de nutrientes.
Nutricionista pediátrica e terapeuta alimentar. Fundadora do Alice no país das comidinhas, uma clínica pediátrica que reúne diversas especialidades da saúde totalmente preparadas para tratar as questões alimentares inerentes à infância.