Vegetarianismo é um estilo alimentar que exclui da dieta todos os tipos de carne (boi, peixe, frutos do mar, porco, carneiro, frango e outras aves, etc). É baseado fundamentalmente no consumo de alimentos de origem vegetal, com ou sem o consumo de laticínios e/ou ovos.
Dentre os hábitos alimentares brasileiros a carne é uma das principais fontes de proteína, ferro e vitamina B12. Por isso é importante equilibrar a alimentação para que não haja carência de nenhum desses nutrientes no organismo.
Iniciar a abstinência de carnes pode prejudicar a saúde, principalmente se a pessoa já estiver desnutrida, anemica ou com baixa nos estoques de proteína, ferro e vitamina B12. Para evitar que isso aconteça fique atento a algumas dicas:
• Evite restringir alimentos de origem animal como ovos, leite e derivados. Eles são ricos em vitamina B12. Caso opte por restringir procure um profissional para suplementar sua alimentação.
• Abuse de folhosos verdes escuros, e adicione a eles uma fonte de vit C como o limão. Isso aumenta a absorção de ferro.
• A soja e a quinoa são ricas em aminoácidos essenciais e são excelentes fontes de proteína. Outros alimentos que possuem uma boa proporção de aminoácidos são: castanha-do-Pará, avelãs, amêndoas, nozes, semente de girassol, gergelim e gérmen de trigo.
• Não deixe de comer leguminosas e cereais, porém isolados eles são incompletos e devem ser ingeridos juntos. O melhor exemplo de mistura de cereal e leguminosa é o arroz com feijão.
• Informe o seu médico ou nutricionista sobre sua opção para que ele possa acompanhar seus exames e tomar as devidas providências em caso de alguma carência nutricional.
• É totalmente possível ter uma alimentação sem carne, desde que haja equilíbrio.
Nutricionista pediátrica e terapeuta alimentar. Fundadora do Alice no país das comidinhas, uma clínica pediátrica que reúne diversas especialidades da saúde totalmente preparadas para tratar as questões alimentares inerentes à infância.