É comum receber no consultório gestantes que não fizeram acompanhamento nutricional antes de engravidar e que apresentam perfil bioquímico de algumas vitaminas e minerais abaixo do ideal.
Otimizar o perfil bioquímico de vitaminas e minerais da futura mamãe é importante para o bom prognóstico da gestação. Alguns nutrientes como a vitamina D, ferro, vitamina B12, ácido fólico e zinco são fundamentais para a implantação do embrião e evolução da gestação, principalmente nos primeiros 3 meses.
O ideal é corrigir as deficiências antes mesmo de engravidar com uma alimentação equilibrada fonte desses nutrientes e com uma suplementação individualizada.
Algumas evidências sugerem que baixas concentrações de vitamina D no sangue estão relacionadas com dificuldades na implantação do embrião e, ao longo da gravidez, com o aparecimento do diabetes gestacional, pré-eclâmpsia e parto prematuro. Além disso, baixos níveis de vitamina D estão relacionados a fatores de infertilidade, como a síndrome dos ovários policísticos e endometriose nas mulheres e com a diminuição da concentração e motilidade dos espermatozoides nos homens.
Engravidar com uma baixa reserva de ferro não é aconselhável, pois as células sanguíneas do embrião surgem muito precocemente e o ferro, juntamente com o ácido fólico e a vitamina b12, são essenciais para esse processo. Sem contar a importância do ácido fólico e da b12 na formação do sistema nervoso do bebê.
A carência de zinco está relacionada com aborto espontâneo e vários outros desfechos negativos na gestação, pois o zinco é um importante nutriente na diferenciação celular (processo que ocorre intensamente no início da gestação). Na avaliação pré gestacional devemos ficar atentos, também, à relação cobre/zinco no sangue, pois quando esta relação está elevada pode haver dificuldades na implantação do embrião.
Fazer avaliação bioquímica e corrigir o que não está ideal antes de engravidar pode contribuir muito para o sucesso da gestação. Vale ressaltar que nem sempre valores sanguíneos dentro das faixas de referências estão ideais, por isso a avaliação é individual e deve ser feita por profissionais capacitados.
Quer engravidar? Procure um nutricionista materno infantil para te orientar.
CRN9: 10607
Nutricionista materno infantil, especialista em tentantes, gestantes, 1ª infância e saúde da mulher.