8

🆘A obesidade é uma doença crônica na qual o excesso de gordura corporal se acumulou a tal ponto de poder afetar a saúde. Não há dúvidas que este consumo excessivo pode iniciar-se em fases muito remotas da vida, nas quais as influências culturais e os hábitos familiares possuem um papel fundamental.

👉🏻Dentre suas principais causas estão Hábitos alimentares inadequados, sedentarismo, genética, fatores metabólicos e endócrinos.

🍟Um dos grandes vilões da obesidade infantil são os alimentos industrializados. Eles são práticos, rápidos, tem longa durabilidade, são bem aceitos e tem preços acessíveis. A televisão incentiva porque os alimentos industrializados geram muito lucro, as mães incentivam porque não tem tempo para se dedicar à alimentação da família, e as crianças amam porque tem personagens infantis, vem com surpresa para colecionar, são coloridos e muito saborosos. Por esse motivo, mais do que sair comendo tudo light, é importante preferir alimentos naturais e feitos em casa.

👎🏻Além do prejuízo a saúde, existem prejuízos emocionais como preconceito, baixa auto-estima, isolamento e chance de desenvolver distúrbios alimentares como anorexia, bulimia ou compulsão alimentar.

✍🏻Por esse motivo, é de extrema importância e urgência que nos primeiros sinais de ganho de peso exagerado, as famílias procurem ajuda profissional e não esperem os maus hábitos se instalarem.