4

🤔Risco de engasgar sempre existe, e o BLW não aumenta esse risco. Pelo contrário, a probabilidade de engasgos pode ser maior se outra pessoa estiver oferecendo a comida, pois o bebê não tem controle do que entra na boca e nem sempre escolhe o momento que quer engolir.

👶🏻No BLW, o bebê comanda e aprende a colocar em sua boca exatamente aquilo que vai conseguir mastigar e engolir (mesmo sem dente), além disso, o bebê passa a entender o mecanismo do engasgo e começa a evitar que aconteça, partindo o alimento em pequenos pedaços na boca ou amolecendo-o, antes de engolir. Claro que isso é um aprendizado e no começo, a criança vai tentar engolir pedaços maiores, mas só assim para ela descobrir que não dá.

👉🏻Quando isso acontece, é comum a criança ter o que chamamos de Gag-Reflex. Não é engasgo e nem ânsia de vômito. É um reflexo de proteção do corpo e em geral as crianças se resolvem sozinhas. De qualquer forma, nunca deixe seu bebê comendo sem supervisão e lembre-se que engasgos podem acontecer até mesmo com leite ou saliva.

🥰Todas as pessoas envolvidas nos cuidados com o bebê devem saber os procedimentos de desengasgo. Então aguarde nosso próximo post com um passo a passo.